A nossa história


Na aficionada Vila do Alandroal, corria o ano de 2003 quando nasceu o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal. Como cabo fundador, esteve José Pedro Barreto, um forcado com muito valor, tendo marcado uma geração.


José Pedro Barreto (Cabo fundador)

O Grupo de Forcados do Aposento do Alandroal fez a sua estreia na Praça de Toiros de Veiros (Estremoz), no dia 04 de Abril de 2004 num cartel composto pelos cavaleiros João Ribeiro Telles, Leonardo Hernandez, António Ribeiro Telles, Francisco Cortes, Vasco Taborda e Vítor Santos. O curro foi composto por um concurso de ganadarias das quais faziam parte, D. Luís Passanha, Souza D'Andrade, Francisco Luís Caldeira, Lopo de Carvalho, Herdade de Pégoras e Falé Filipe. As pegas estiveram a cargo de três grupos de forcados, Amadores de Elvas, Amadores de Redondo e Aposento do Alandroal.


Primeira pega do Grupo na praça de toiros de Veiros

Em Fevereiro de 2006 integra a Associação Nacional de Grupos de Forcados.
O Grupo de Forcados do Aposento do Alandroal via na sua entrada para a ANGF uma forma de interligação com os restantes 33 Grupos Membros que faziam parte desta Associação nessa altura.



A tarde de dia 6 de Setembro de 2009 ficará para a nossa história pois foi por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, numa corrida de touros à portuguesa e que contou com casa praticamente cheia, que foi feita a passagem de testemunho do cabo José Pedro Barreto ao novo cabo João Passos. Anunciavam-se nesse dia os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e João Salgueiro, bem como, os Forcados Amadores de Portalegre e Aposento do Alandroal, perante seis touros de Falé Filipe.


Cartel da mudança de cabo
  
Para o grupo a tarde ficará para a sua história não só pela mudança de cabo, mas também pelo êxito conseguido, com três magnificas pegas. Foram caras José Pedro Barreto, o cabo que fez a sua despedida em grande, realizando à primeira uma boa pega à qual, justamente, foi atribuído o troféu para a melhor pega, João Passos, o novo cabo realizou também uma excelente pega ao primeiro intento e Mário Pinto com uma emotiva pega à segunda tentativa.


João Passos (Cabo actual)